segunda-feira, 23 de julho de 2012

Fotos da Base Norte-Americana no Amapá


A Base aérea do Amapá localizada à 9 km de Macapá foi durante a Segunda Guerra a sede norte-americana no Brasil, construída para dar apoio aos militares aliados na Segunda Guerra Mundial, nela continham postos de abastecimento de aviões norte-americanos que tinham destino a Àfrica. Curiosamente sua construção foi iniciada em 1941 antes mesmo do acordo entre Brasil e Estados Unidos ser assinado e os dois países tornarem-se parceiros no conflito, Getulio Vargas deu carta branca para que os aliados montassem base no Amapá por ser um local estratégico e logístico, além de fazer melhorias nas Bases de Belém, São Luiz, Fortaleza, Natal, Recife, Maceió e Salvador.
Através da internet reunimos várias fotografias históricas, clique no link abaixo e confira a continuação do post.
A base do Amapá teve papel estratégico durante a guerra, fazendo parte de uma rede de bases norte-americanas na rota do Atlântico Sul que tinha início em Miami, passava pelo Caribe, Guianas e pelo norte-nordeste brasileiro.
Veja abaixo algumas fotografias do lugar como se encontra hoje, pela falta de cuidados o que podia ser um museu fabuloso encontra-se em ruínas, algumas peças como geradores de nergia ainda encontram-se em melhor estado.
Dirigível pousando para receber suprimentos e armamentos de guerra
As bases existiam para proteger o Brasil de um possível ataque alemão, o que nunca veio a ocorrer
Antigo gerador de energia
Trator usado para abrir pistas de pouso
Outro trator, este com esteiras
Armazém de Hidrogênio
Antigo incinerador de lixo
Torre de atracação dos dirigíveis
Paiol de munição
Galpão onde funcionaval várias dependências

Um comentário:

  1. é possível que esta unidade da federação fique sujeita a jurisdição americana?

    ResponderExcluir