quarta-feira, 25 de julho de 2012

Desembarque Japonês em Bornéu

Novembro de 1941, uma reunião secreta é realizada no gabinete do Marechal Sugyama.O Japão planeja lançar a grande guerra contra as potências ocidentais.O General Imamura , que estava na China, recebe a ordem de preparar uma operação fundamental para a hegemonia nipônica : A Conquista das Índias Orientais.
180px-sugiyama_genhitoshi-imamura
Mar. Sugyiama General Imamura
Para executar essa missão, Sugiyama disponibiliza o comando do 16o Exército Japonês, poderosa força integrada por três divisões veteranas e numerosas unidades auxiliares. A operação começaria com a ocupação dos campos de petróleo da ilha de Bornéu, e depois com a invasão de Java, base dos aliados .
<!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]-->
Nos primeiros dias de dezembro, as tropas de Imamura terminam seus preparativos e já estão prontas para executar a campanha.É fácil perceber que o dia do ataque se aproxima.O modelo de ataque baseado na blitzkrieg alemã é rápido e fatal.Imamura , recebe numa carta de seus superiores , a seguinte frase:
“Quaisquer que sejam as dificuldades, deve se encerrar a conquista de Java no fim de duas semanas!”

<!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]-->
O ataque contra Bornéu se inicia a 17 de dezembro e é concluído com êxito. Em seguida, os japoneses invadem Sumatra e submetem as forças holandesas com o apoio de nacionalistas indonésios. Chegava então a vez de Java. Na madrugada de 18 de fevereiro, 56 navios-transportes saem da Indochina, em direção ao ao extremo oeste da ilha. Enquanto isso, outros 40 navios-transportes se dirigem das Filipinas para a costa oriental. Assim, atacando Java dos dois lados. Enquanto as tropas invadem, os bombardeiros e caças Zero atacam os aeródromos da ilha e conseguem destruir quase toda aviação aliadaAssim a supremacia aérea japonesa é assegurada, o que é fundamental no desenrrolar da campanha.
Está assim assegurada a absoluta supremacia aérea japonesa, fato que terá influência decisiva no desenrolar da campanha________________-ki-61kawasaki-hien-______________________
Aviador da Força Aérea Japonesa
soldados1
<!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]-->
Em Bandung, o General Wavell, comandante-em-chefe das forças aliadas em Java, percebe que tudo está perdido. Para defender, a ilha, possui apenas três fracas divisões holandesas, três batalhões australianos e uma dezena de antiquados tanques leves. No total,aproximadamente uns 28 mil soldados sem munição e armamento suficiente.Diante difícil situação, o alto-comando britânico, em Londres, decide ordenar a Wavell que abandone Java. Que depois de entregar o comando ao Almirante holandês Helfrich, parte de avião para à Índia

Nenhum comentário:

Postar um comentário